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Estas são as novas políticas que norteiam o contrato, bem como, o andamento da prestação de serviços na área de T.I. Por gentileza, tenha em mente que todo o serviço diferenciado possui uma série de regras. Entender isso, é a base eficiente da consolidação de bons negócios.


Seguem as políticas (as regras):

1- Não será iniciado nenhum trabalho sem pagamento prévio. A empresa não promove o “fiado”, não doa serviços especializados e não aceita condições para que o cliente “pague depois”. E não realizará desenvolvimento sem a entrada já estipulada em contrato. Quando o cliente desejar que o site seja desenvolvido, será necessário pagar antecipadamente o valor estipulado como entrada. Explicação do motivo:

1.a) Inadimplência: muitos pedem para que o trabalho seja iniciado, pressionam até que o site seja terminado, Prometem o pagamento em data x ou y. E depois, desaparecem, sem satisfação, sem nenhum compromisso. O prejuízo de tempo e trabalho jogado no lixo, é totalmente da empresa. A empresa tem despesas e não pode concordar com termos unilaterais e leoninos.

1.b) A não observação das diretrizes que são importantes para preservação dos direitos e deveres dos envolvidos.

2- O cliente deverá realizar o pagamento da % final (previamente acordado) em até 5 dias da entrega do serviço customizado.

3- Em relação aos sites e sistemas. Serão motivos de o site / sistema sair do ar e eliminação da base de clientes:

  •  a falta de pagamento de hospedagem (trimestral, semestral ou anual) e o não pagamento da parcela final, sem devolução de qualquer valor pago.
  • se o cliente desaparecer, não pagar e não entrar em contato durante o período aquisitivo, o site sairá do ar e não haverá devolução de dinheiro.
  • será eliminado o cliente da base, caso deixe de pagar a hospedagem e não regularize a mesma em até 14 dias. Ex.: se o cliente não pagou a hospedagem em fevereiro, o site sairá do ar, apenas. E se após as cobranças (7 dias), o cliente ignorá-las por mais 7 dias (somando 14 dias sem dar atenção ao problema), o site ou sistema, será eliminado da base. Para reavê-lo, o cliente deverá pagar uma taxa e mais os atrasados.

4- O cliente tem de saber que solicitar alterações durante o período vigente de contrato não elimina a responsabilidade de pagar a custa do site. Sendo que os 50% finais deverão ser pagos na data estipulada.

5- Alterações extras deverão ser pagas antes de serem realizadas através de um check list.

6- Qualquer exigência fora do acordado será cobrada!

7- A Ballak Consultoria assume a entrega do serviço na data estipulada, verificando exigências extras pelo cliente. O prazo pode aumentar por causa das exigências.

8- Não haverá devolução do dinheiro nos seguintes casos:

  • cliente desistente sem justa causa: pagou a primeira parcela e desaparece.
  • cliente que acredita que o site não foi feito conforme suas exigências e deseja terminar o vínculo “sem utilizar seu direito à customização“. Todo site é apresentado em seu passo-a-passo evitando dissabores no fim do período de construção de um site ou de um sistema. Uma vez construído, será customizado até a satisfação do cliente. Por isso, é como se o cliente exigisse a devolução do dinheiro após a construção e acabamento de um prédio.
  • ver também o parágrafo 2.

9- Não haverá início de prestação de serviços sem a concordância contratual, observada e assinada por ambas as partes.

10- O trabalho é altamente customizado. Ideal para clientes que desejam exclusividade e originalidade, com criatividade. Por isso, se achar que os valores praticados pela empresa são relativamente altos, esteja a vontade para encontrar serviços disponíveis no mercado com a mesma qualidade. Lembrando que, para precificação, existe a condição geográfica que influencia muito na decisão final.

11- A Ballak Consultoria é uma empresa com CNPJ,  com registro profissional no CRA-SP, livros publicados e histórico de sucesso, com mais de 700 trabalhos desde o ano 2000. Impostos são pagos, há os custos fixos e variáveis, investimentos em conhecimento e aprendizado constantes. Valoriza-se o aperfeiçoamento contínuo. Portanto, valores estão sendo reavaliados constantemente. Há uma oferta consonante com o nível de demanda. Por isso, há elasticidade natural de preços.

12- Os valores aqui praticados são baseados em “valor agregado + qualidade + capacidade para solução de problemas / necessidades dos clientes“. Portanto, não será permitida a precificação pelo cliente. Dentro do senso comum, a boa e velha negociação continua sendo a melhor opção para que bons negócios aconteçam.

13- A empresa tem o dever de entregar o serviço no prazo, evitando qualquer problema com os clientes.

14- A empresa tem o dever de entregar o serviço de acordo com as exigências do cliente, desde que sejam respeitados os limites impostos neste instrumento, contrato e do checklist do pedido. Caso haja divergências, haverá um período de discussão para que haja uma negociação favorável às partes.

15- Sobre o custo de oportunidade. O atendimento exclusivo e urgente fora do plano do expediente (nos feriados prolongados e fins de semana) será avaliado e analisado para ser realizado. Toda a demanda em datas atípicas terá valor mais alto e dependerá de disponibilidade para ser aceita formalmente. Ex.: urgência do cliente sobre um prazo muito curto, fora do estipulado em reunião prévia.

16- Sobre o deslocamento para atendimento em outras cidades, será calculado todo o montante de despesas para tal: combustível em relação à distância, pedágios e depreciação diária.

17- Para todo serviço, será apresentada a nota de serviço (checklist) com a anuência do cliente antecipadamente.

18- A concordância do cliente em relação a este documento é necessária para que sejam evitados transtornos, mal-entendidos e problemas hermenêuticos (pontos-de-vista).

Este é o adendo contratual. É necessário que este seja impresso e assinado para ser anexado ao contrato e checklist para que o acordo seja formalizado.

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Assinatura do cliente, de acordo.


A empresa agradece pela sua atenção e conta com a compreensão de todos.